Área Restrita
cadastre-se esqueci minha senha

Notícias

30/04/18 Onda de frio se antecipa e traz risco de geada para SP, MG, MS e PR

30 de April de 2018
A primeira grande onda de frio deste inverno estava prevista para o dia 24 de maio, mas as últimas atualizações numéricas dos modelos de previsão do tempo anteciparam as baixas temperaturas. Agora a previsão é que o frio intenso apareça no centro-sul por volta dos dias 12, 13 e 14 de maio.

Como estamos caminhando para um inverno de neutralidade climática, a tendência é que as massas de ar de origem polar avancem de forma mais continental, pelo interior do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e até mesmo interior de São Paulo. As temperaturas mínimas nestes locais estão mais baixas, inclusive, do que as do Rio Grande do Sul.

Em Fátima do Sul, sul de Mato Grosso do Sul, a mínima prevista entre os dias 12 e 13 de maio oscila entre 4 e 5 graus, o que já é considerado um risco para geada. Afinal, como é uma previsão de longo prazo, a temperatura pode cair ainda mais e chegar a 3 graus.

Em Cascavel, oeste do Paraná, a mínima prevista para o fim da primeira quinzena de maio é ainda mais baixa e oscila entre 2 e 3 graus.

“O milho segunda safra, que já está sofrendo com a falta de umidade, pode ser prejudicado ainda mais com esta chance de geada”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar.

Em Guaxupé, sul de Minas Gerais, é o café que pode ser prejudicado, com a mínima de apenas 3, 5 e 4 graus, nos dias 12, 13 e 14 de maio, respectivamente. “É preciso continuar o monitoramento, mas é bem certo que maio promete ser mais gelado”, afirma Brandt.

Fonte: Canal Rural

Granos Comércio e Representação Ltda - www.granos.agr.br
Avenida Ministro João Arinos, 130 - Chácara Cachoeira
Campo Grande - MS | 79040-330
(67) 3345-5800

Redes Sociais
Desenvolvido por Youzoom - Soluções Web